Desagregação de Ereira e Lapa aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia
22-NOV-2022

A Assembleia de Freguesia da Ereira e Lapa aprovou, por unanimidade, a desagregação da União de Freguesias, esta terça-feira, 22 de novembro.
Recorde-se que no final do passado mês de abril, a Assembleia de Freguesia aprovou uma moção do PS, que propunha a desagregação das freguesias. Entretanto foi constituída uma comissão que assumiu a coordenação do processo administrativo de suporte à proposta que agora será enviada para aprovação na Câmara Municipal do Cartaxo e Assembleia Municipal do Cartaxo.
Será com base nesse parecer, feito o pedido de reversão desta união de Freguesias, no âmbito da lei nº 39/2008, de 24 de junho, que define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de Freguesias.
Esta comissão foi constituída por um elemento de cada uma das forças políticas representadas na assembleia de Freguesia "e por dois fregueses cujo empenho na desagregação das freguesias seja por todos reconhecido".
Ana Bernardino, do PS, e Rodrigo Rodrigues, da CDU, manifestaram a sua satisfação pelo resultado da votação unânime de todas as forças políticas representadas na assembleia de Freguesia da Ereira e Lapa e fizeram os votos de que esta vontade se concretize nos próximos órgãos que terão de dar o seu parecer para que se concretize a extensão da união de Freguesias de Ereira e Lapa e a criação da Freguesia da Ereira e da Freguesia da Lapa. Essa já era a vontade das populações quando da reorganização territorial, em 2013, foi demonstrada por um grupo de trabalho que emitiu um parecer contra esta anexação.
Fonte_Jornal de Cá